Home . Institucional

MODELO DE NEGÓCIO

Cooperativismo

É um movimento econômico e social, entre pessoas, em que a cooperação se baseia na participação dos associados, nas atividades econômicas com vistas a atingir o bem comum e promover uma reforma social dentro do capitalismo.
Por meio da cooperação, busca-se satisfazer as necessidades humanas e resolver os problemas comuns. O fim maior é o homem, não o lucro. Uma organização dessa natureza se caracteriza por ser gerida de forma democrática e participativa, de acordo com aquilo que pretendem seus associados.

Cooperativa

É uma organização de propriedade coletiva e gerida de forma democrática. Formada por um grupo de pessoas, que se unem voluntariamente e se associam para exercer uma atividade em comum, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais.

Cooperado

Qualquer trabalhador urbano ou rural, produtor ou profissional de qualquer atividade econômica pode ser um cooperado. Para isso, ele precisa atender aos requisitos estatutários da cooperativa para se tornar um sócio. O cooperado é o motivo principal da constituição e existência de uma cooperativa.

Sistema de Representação

Um conjunto de entidades coligadas representam o cooperativismo. Elas atuam em diversos níveis (local, estadual, nacional e internacional) e trabalham para o desenvolvimento deste setor. Em Goiás, esse papel cabe ao Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO), que reúne e representa todos os ramos do cooperativismo goiano, além de prestar serviços às cooperativas registradas e filiadas, conforme o interesse e as necessidades desse público.